Compositor/Violonista – Composer/Classical Guitarist

Nota

4 dicas sobre como estudar violão: Dica 4 – Ataque os problemas por partes 

Segue a 4a dica e última dica sobre o básico do processo de estudo cotidiano do violão (ou de qualquer outro instrumento)

4 – Ataque os problemas por partes

Como consequência do que disse antes, recomendo, portanto, que ao pegar aquela música pra praticar/estudar, observe onde você tem problemas.

Sempre tem aquela passagem que é mais difícil de fazer, aquela mudança ou virada que a gente se enrola, a digitação ou batida da mão direita que não está muito firme.

Identificar esses pequenos problemas e atacá-los, primeiro, isoladamente é a chave para resolve-los.

  1. O primeiro passo é voltar pra as dicas 1 e 2. Com atenção e de forma lenta, você realiza o movimento, por exemplo, da mão direita.
  2. Utilize um pulso bem regular e lento e tente executar o movimento.
  3. Se ainda não der, esqueça o pulso/tempo, penso só movimento físico da mão.
  4. Pratique o movimento que a batida ou digitação pede até que ele fique mais natural e você possa voltar a inseri-lo num tempo/pulso regular.
  5. Em seguida, ainda muito lento, encadeie o movimento anterior a esse movimento (nesse caso pode ser uma mudança de acorde na mão esquerda, por exemplo, ou talvez um mudança de digitação/batida da própria mão esquerda).
  6. Após conseguir encadear o que vem antes com esse trecho que você está estudando, encadeio-o  com o que vem depois na música.

Mesmo que você gaste todo seu tempo daquela sessão ou dia de estudos com isso, terá evoluído mais, qualitativamente, do que simplesmente passar todo o tempo repetindo automática e mecanicamente a música.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou mandar um email

Forte abraço!!

Deixe um comentário